Brazil in the UK

O jornal Brasil Observer promove de 16 a 30 de dezembro, das 10am às 6pm, a ‘MOSTRA 2016: Brazilian Designers Translating News into Powerful Images’, com 11 pôsters de artistas que ilustraram capas do veículo neste ano. A expo gratuita acontece na Sala Brasil da Embaixada do Brasil, em Londres.

Leia mais:
Resultado: melhor show brasileiro de 2015 em Londres

Arte na capa do jornal
Em 2016, o BO selecionou, por meio de uma chamada pública, 11 artistas brasileiros para produzirem as artes das capas de 11 edições do jornal - que é distribuído gratuitamente em diversos pontos da capital inglesa. Usando técnicas diversas, cada artista representou em imagens o conteúdo jornalístico que estava sendo exposto em palavras, criando uma experiência estética para os leitores da publicação.

“A arte e o jornalismo têm a missão de narrar a história de maneira mais humana. Não que a fantasia não tenha seu charme, mas nos dias de hoje, em que nossa realidade se confunde com uma nova ordem mundial, narradores da realidade têm a importante missão de contar nosso cotidiano sem maquiagens”, afirma Izolag, um dos artistas selecionados.

"Nosso objetivo é explorar a relação ente arte e jornalismo para aguçar e ampliar a percepção e a imaginação do público", explica a equipe do BO

Para o artista Rodrigo Cardoso, “mais do que apenas informar, a arte e o jornalismo absorvem, interpretam, dão sentido… E aí sim colocam a informação para o público tirar suas próprias conclusões e interpretações”.

“Ao mostrar a vanguarda da arte urbana brasileira, o Brasil Observer consegue transmitir a complexidade e a pluralidade da contemporaneidade do país. A vivacidade cultural desse jornal informativo e analítico desperta curiosidade e interesse pelo Brasil. Ao oferecer aos artistas essa oportunidade de serem observados e apreciados, o Brasil Observer contribui para a promoção da cultura brasileira no Reino Unido”, diz Hayle Gadelha, Attaché Cultural da Embaixada do Brasil em Londres.

No processo de escolha dos ilustradores, o BO contou com a contribuição da Seção Cultural da Embaixada do Brasil em Londres e da Pigment – coletivo que representa artistas brasileiros na Europa.

SERVICO:
‘MOSTRA 2016: Brazilian Designers Translating News into Powerful Images’
Quando: 16-30 Dez (10am – 6pm)
Onde: Embaixada do Brasil (14-16 Cockspur Street, Londres SW1Y 5BL)
Entrada: Gratuita