Cine & Mercado
 
Dadinho (Douglas Silva) em cena de "Cidade de Deus" de Fernando Meirelles
 
O documentário "Cidade de Deus, 10 anos depois" de Cavi Borges e Luciano Vidigal, exibido no Festival de Cinema Brasileiro de Londres, me lembrou a popular trilogia "Before" com os atores Ethan Hawke e Julie Delpy onde cada filme entra em cartaz após um hiato de nove anos e apresenta o destino e evolução da vida das personagens.

Não que os personagens do clássico "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, sejam reais, mas por seus intérpretes terem sido selecionados em favelas, de alguma maneira atores e personagens dividem situações de cotidiano similares.

Veja também: 

E é no depoimento da mãe de um dos atores, 'Eu temia que a vida imitasse a arte', que se reforça o conceito do documentário em observar a evolução, ou não, da vida dos atores - muitos deles ainda moradores de favelas do Rio de Janeiro e das suas histórias e conseqüências, após o sucesso do filme.  
 
Cidade de Deus - 10 Anos Depois
Documentário brasileiro de baixo orçamento, os diretores revisitam as histórias de cada um dos atores do filme "Cidade de Deus" e dai por diante a audiência é apresentada às mais diversas e curiosas sagas. Da tragédia ao sucesso, muitas risadas e naturalmente a figuração de nomes de peso e seus depoimentos, falando como o filme mudou suas vidas. Seu Jorge, Alice Braga, Thiago Martins e Douglas Silva figuram entre outros que não tiveram tanta sorte com o sucesso. E o que será da vida deles daqui a outros 10 anos? Daí a conexão com a trilogia 'Before'.

O filme é um dos subprodutos, assim como foi a série de TV "Cidade dos homens" (2002-2005), da potencialidade do universo que "Cidade de Deus" propiciou, devido à sua explosão mundial e figuração nas listas de grande filme de todos os tempos.

Não inova pelo formato, mas alinha bem as histórias dos personagens. Mais um 'factual' (documentário para a TV) lançado e distribuído em cinemas. Porém, entretém e lotou a sala do Festival de Cinema Brasileiro com fãs gringos do aclamado filme de Fernando Meirelles. 
 
Veja o trailer do documentário "Cidade de Deus, 10 anos Depois":