CH Straatmann

Cena do filme 'Get on Up'

Filme biográfico do legendário "Godfather of Soul", "Mr Dynamite" ou simplesmente James Brown, "Get on Up" retrata a vida do cantor, compositor e dançarino que revolucionou a indústria da música nos EUA e no mundo. Brilhantemente interpretado pelo ator Chadwick Boseman e dirigido por Tate Taylor, o longa possui ainda, entre seus produtores, o cantor Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones.

Com estreia prevista no Brasil para 05 de Fevereiro de 2015, "Get on Up" é uma ótima cinebiografia, com ótimas interpretações (Boseman fala, dança e anda como o próprio James Brown) e cheia de referências certeiras a respeito de uma das maiores lendas da música de todos os tempos.

O filme aborda momentos importantes da vida do artista: desde sua infância pobre na cidade de Barnwell, Carolina do Sul, passando pelo abandono dos pais - quando o pequeno James é entregue a uma tia, que administrava uma casa de prostituição -, o início da carreira e a chegada ao estrelato.

Durante a fase da juventude, o longa retrata o momento em que Brown conhece um dos seus principais parceiros e colaboradores de toda vida: o cantor e compositor Bobby Byrd (co-autor de um dos seus principais sucessos, o hit "Sex Machine"). Os dois chegam ao estrelato juntos, quando James Brown entra nas paradas de sucesso, ainda nos anos 60, e passa a influenciar gerações e gerações de artistas.

Músicos importantes que fizeram parte da banda de James Brown não deixam de ser citados, além de Bobby Byrd (seu braço-direito), estão lá o saxofonista Maceo Parker, o baterista Clyde Stubblefield (um dos criadores do groove "Fatback"), o baixista Bootsy Collins (este citado mais brevemente). 

Confira o trailer: