Cultura e Arte

O festival de “street art” Vulica Brasil acaba de finalizar sua segunda edição, dessa vez, celebrando junto o aniversário da capital da Bielorrússia. A “rua brasileira” se encheu de arte e criatividade, levando cores inéditas a murais gigantes na cidade de Minsk, promovendo, ainda, interação entre estrelas do grafite brasileiro e artistas locais. 

Leia mais:


Este ano participaram do evento, ocorrido de 30 de Agosto a 12 de Setembro, quatro artistas brasileiros de renome internacional, o dobro da primeira edição ocorrida em 2014.



A iniciativa e organização é da Embaixada do Brasil na República de Belarus, com produção e curadoria da Gata Produções & DTC, e patrocínios da Alivaria e academia Moby Dick.

Foram eles: a dupla consagrada OSGEMEOS – irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo (São Paulo), Rimon Guimarães (Curitiba) e Thiago Toes (São Bernardo do Campo). Cada um com seu estilo, imprimindo nas paredes da cidade o universo sideral, as cores do povo e um gigante em terceira dimensão.

De acordo com os organizadores, o festival VULICA BRASIL amplia o diálogo cultural com os anfitriões e proporciona plataforma para que brasileiros e bielorrussos criem juntos.

Representaram a arte local os seguintes mestres do spray: Cowek (Lida), Kontra (Vialikiya Matykaly) e Izum (Minsk). Eles eternizarão lendas e personagens folclóricos bielorrussos ao lado do legado criativo trazido do Atlântico Sul.

Intercâmbio
Mural após mural, por duas semanas os artistas exploraram a conexão entre os dois países e, ao final da jornada, quem ganhou foi a cidade de Minsk - com uma serie de novas obras de arte, no dia do seu 948º aniversário, 12 de setembro de 2015. A festa se deu com uma grande comemoração no coração da capital, ao longo da Rua Oktyabrskaya, que àquela altura abrigou nada menos que 4 murais produzidos pelo VULICA BRASIL.

Outros pontos de destaque do festival foram o encontro criativo para debate entre artistas dos dois países e o público local, além da visita a orfanato por toda a equipe do festival, momento especial quando as crianças bielorrussas se aproximaram da arte por meio de atividades lúdicas com as estrelas do VULICA BRASIL.

Thiago Toes em ação:

Rimon Guimaraes no Vulica Brasil: