Música

Grupo Cultural de lavadeiras lança seu primeiro CD

As Ganhadeiras de Itapuã, grupo cultural formado por 19 senhoras lavadeiras, além de jovens, crianças e músicos, lança seu primeiro álbum de estúdio em 10 anos de história - de resgate das tradições culturais do bairro de Itapuã, em Salvador.

Gravado em 2013, no estúdio Coaxo do Sapo, de Guilherme Arantes, com produção do premiado Alê Siqueira, o disco reúne 13 canções entre inéditas e releituras de Caymmi e participações especiais das cantoras Margareth Menezes e Marienne de Castro.

Cantigas inéditas
No repertório, cantigas, sambas-de-roda e performances teatrais, que contam a história do antigo povoado de pescadores de Itapuã, bairro que foi imortalizado em verso e prosa por Vinícius de Moraes.

"As cantigas contam a história do
 antigo povoado de pescadores de Itapuã"


Parte das cantigas foi resgatada pela memória afetiva das mulheres, em sua maioria ex-lavadeiras do Abaeté e vendedoras de acarajé; outra parte criada a partir da formação do grupo por compositores, como seu Reginaldo Raimundo de Souza, autor de canções que falam dos costumes antigos: Jenner Salgado, que traduziu de forma poética o labor das lavadeiras, que "além das roupas, lavam também almas"; Dona Eunice, magistralmente contando histórias do passado e presente, e Amadeu Alves constelando a paisagem, os aromas, frutos, crenças e tradições em Histórias das Ganhadeiras e Festa na Aldeia.


Foto: Divulgação

As Ganhadeiras

A tradição das Ganhadeiras provavelmente cairia no esquecimento, com seu valioso acervo poético, não fosse a iniciativa do grupo Mantendo a Tradição, que tinha à frente figuras importantes para a preservação da memória do bairro de Itapuã. Entre eles, as saudosas Francisquinha, Helena, Áurea e Nissu. Anos depois, a partir da ação do GRITA – Grupo de Revitalização de Itapuã, em 1997, iniciava-se um novo processo que foi decisivo para a criação do Grupo Cultural As Ganhadeiras de Itapuã em 13 de março de 2004.

Ouça o single 'Festa na Aldeia' com As Ganhadeiras de Itapuã e Margareth Menezes:


Teaser com imagens dos bastidores das gravações:

As Ganhadeiras de Itapuã na gravação do DVD de Mariene de Castro: