Ele não sabia, mas o cantor de Detroit Sixto Rodriguez era mais famoso do que Beatles e Rolling Stones e tinha uma legião de admiradores na África do Sul, em 1970. Algumas das suas canções e letras viraram hinos do movimento anti-Apartheid. O documentário “Searching for Sugar Man”, que traz músicas originais, virou um fenômeno por difundir ao resto do mundo a reivindicação tardia de Rodriguez à fama.
Agora, já reconhecido mundialmente, Rodriguez lançou o vídeo do seu maior sucesso: “I Wonder”. No clipe, os versos vão surgindo em placas de neon e em grafite, enquanto o músico caminha por uma Detroit abandonada, levando o violão nas costas.
A música originalmente apareceu no primeiro disco do músico, Cold Fact, lançado em 1970. O clipe, ainda que traga técnicas modernas de animação, transparece uma sensação de passado, com imagens de lojas de penhor e de discos.
Searching for Sugar Man e a trilha sonora receberam elogios internacionais no começo deste ano. O filme levou os prêmios de Melhor Documentário nas cerimônias do BAFTA e do Oscar. O álbum que faz a trilha foi o primeiro de Rodriguez a entrar nas paradas norte-americanas, vendendo mais de 500 mil cópias ao redor do mundo (ganhando, inclusive, o certificado de Disco de Ouro na África do Sul, Suécia, França e Polônia).
Desde então, Rodriguez tem feito shows na Europa, Austrália, África do Sul e América do Norte, incluindo apresentações nas clássicas casas Radio City Music Hall e Barclays Center. “I Wonder”, recentemente, ainda foi destaque com um cover de Brittany Howard, do Alabama Shakes, e Ruby Amanfu.
“Muito obrigado aos fãs”, declarou Rodriguez, em comunicado. “É um prazer e uma honra poder ser ouvido.”
Assista ao clipe: