Eles fazem música pop brasileira com toques de erudição e uma boa dose de melancolia. São apontados como um dos melhores grupos contemporâneos da Bahia. Lançaram o segundo álbum de carreira (Agora) em 2013, e entraram, ainda no ano passado, para o catálogo de artistas do Natura Musical. Agora se preparam para sair em turnê nacional, estreando ainda em palcos internacionais.
Apresentações devidas feitas, o duo Dois em Um, comandado pela bela violoncelista e cantora Fernanda Monteiro e o compositor e guitarrista Luisão Pereira (ex-Penélope), em uma parceira inédita com a Eleven Culture, apresenta seu novíssimo videoclipe da canção ‘Saturno’. A faixa conta com a participação da cantora paulista Tulipa Ruiz no CD e no clipe – dirigido pelo cineasta Tiago Di Mauro.
As filmagens ocorreram no final de 2013, tendo como locação um velho galpão do Museu Du Ritmo, situado no coração do centro histórico de Salvador. O espaço vem sendo revitalizado pelo cantor e compositor Carlinhos Brown, que autorizou as gravações no local.
E para falar sobre esse novo trabalho e os planos da banda, a Eleven bateu um papo com Luisão Pereira (Dois em Um) e o diretor do clipe Tiago Di Mauro. Confira a entrevista abaixo e, ao final, veja o resultado do vídeo:
Lívia Rangel: De onde veio a ideia de gravar ‘Saturno’ nessa locação em especial, o Museu du Ritmo, em Salvador?
Luisão Pereira: O Museu du Ritmo é um espaço de Carlinhos Brown. A ideia inicial era gravar na Caetanave (trio elétrico histórico que também fica guardado lá), mas quando vimos, nós e Tiago (o diretor do clipe) aquela sala/galpão, nos pareceu perfeito com o clima da música. Não construímos cenário, o que aparece no clipe é exatamente como o local estava. No máximo uma inserção de poucos elementos.
Lívia: Tulipa Ruiz participa dessa música e faz uma participação a distância no clipe. Conta um pouco dessa parceria tão bacana entre vocês.
Luisão: Sim, Tulipa é uma grande amiga nossa. Ela participou do nosso disco e Fernanda participou do disco dela. Havíamos mostrado pra ela a ideia à distancia, mas coincidiu da gente ter show em São Paulo e após o show, ficar hospedado na casa de Luiz Chagas (pai dela). Daí, eu mesmo filmei com o meu celular as imagens dela, que foram inseridas no clipe. Enviei pra Tiago em Londres, que enviou pro editor no Brasil e que chegou a este resultado bacana.
“Lançaremos um DVD ao vivo, uma websérie, um site e uma turnê nacional.
Luisão sobre os planos da Dois em Um”
Lívia: Quanto tempo durou a gravação e qual o conceito por trás do roteiro do vídeo de ‘Saturno’?
Tiago Di Mauro: Honestamente, para as imagens, que vocês assistem no videoclipe, foram necessárias entre três a quatro horas de filmagem. Filmamos num outro dia, numa outra locação, mas a força do cenário e da luz nestas horas bastaram à proposta de ‘Saturno’.
O conceito é a imagem em giro como se a câmera gravitasse como o anel do (planeta) Saturno… na fotografia de Maoma Faria e nesse galpão abandonado – que fortalece a natureza do Dois Em Um. Como Tulipa Ruiz não poderia estar presente, sabíamos que ela seria a ligação com o outro mundo via TV, desde antes das filmagens. Funcionou!
Lívia: A edição foi feita por Pablo Oliveira, em Salvador, enquanto você acompanhava o desenrolar em Londres. Fala um pouco como se deu esse formato de trabalho.
Tiago: Esse é o formato de trabalho que mais me interessa hoje em dia. Co-produções ou produções estendidas, globais. Apesar de ter vínculos muito fortes com a cultura da minha cidade, Salvador, eu vivo em Londres, que é a cidade mais cosmopolita do mundo, e tenho vínculos profissionais com diversos países. Na verdade, esse projeto é uma rede Salvador – Londres – São Paulo. Tulipa, via Luisão, enviou as imagens de lá sem que tenhamos tido contato além do e-mail.
Eu as enviei para Pablo, meu editor e parceiro de anos, fiz uma decupagem minuciosa, e cada um foi achando um momento em suas agendas para ir ajustando e aperfeiçoando as imagens. Fiz questão também, a cada nova evolução, de apresentar a Fernanda e Luisão e saber o feedback deles. Foi um super trabalho de equipe.
“Temos vontade de fazer shows pelo mundo afora”
Cantora e musicista Fernanda Monteiro em foco, durante as filmagens de ‘Saturno’
Lívia: Ano passado o Dois em Um entrou para o catálogo de artistas do Natura Musical. Como tem sido o contato com eles? O que muda com o apoio da Natura?
Luisão: Acreditamos numa expansão da visibilidade do Dois em Um, o Natura Musical tem trabalhado muito bem com os artistas participantes. No nosso caso, lançaremos um DVD ao vivo, uma websérie, um site e quatro shows em São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Lívia: O Dois em Um vai estrear em palcos internacionais, tocando no Canadá. Quais os planos do grupo para mercado internacional?
Luisão: A gente já começou meio que com o pé lá fora. O nosso primeiro disco foi distribuído também por um selo de New Jersey (USA), o Souvenir Records, e por dois selos no Brasil, o Midsumer Madness e o Garimpo. No segundo disco, Agora, temos uma parceria nas vendas da Toyo Records, no Japão. Ou seja, de alguma forma, a gente meio que já semeia lá fora, mas foi chegada a hora de sair da frente do computador e fazer o corpo a corpo. Esse show no Canadá, esperamos nós, que seja o primeiro de vários que temos vontade de fazer mundo afora, inclusive aí, na Europa.
(Uma notícia fresquinha, revelada pelo diretor, é que a banda e a equipe de filmagem e edição, acabaram de renovar a parceria com a possibilidade de um novo clipe da Dois em Um, com cenas gravadas no Brasil e no Canadá.)
Veja como ficou o resultado de ‘Saturno’, música do álbum Agora do grupo Dois em Um:
FICHA TÉCNICA: