Mombojó – por José de Holanda
Nesta quinta-feira(03), às 21h30, o Sesc Pompeia, em São Paulo, vai receber o show de lançamento de Alexandre, novo disco do Mombojó. Em 2014, a banda pop pernambucana completa 13 anos de formação, desde os velhos tempos em Recife. Hoje, com seus músicos beirando os 30 anos, o grupo lança o quinto álbum.
Veja também:
- O voo de Karina Buhr: cantora fala sobre turnê no exterior, política e carreira
- Vivendo do Ócio e Caju e Castanha gravam música inédita; veja clipe de ‘Futebol no Inferno’
O novo CD remonta ao início da carreira, lá no estúdio do Seu Damião. Isso porque Alexandre seria o nome do primeiro disco do grupo, que acabou intitulado Nadadenovo, em 2004. O nome surgiu de uma brincadeira a respeito da sonoridade de uma voz do teclado do pai de Samuel Vieira, ex-baixista do grupo, que dizia “Are you sure?”.
Ao todo são 11 faixas incorporando improvisos, trilhas sonoras, vinhetas e maior investimento instrumental que, de acordo com a banda, conferem ao álbum estímulos visuais e sensoriais a cada faixa.
Em Alexandre, essa atmosfera criativa leva o grupo a uma experimentação maior, uma ruptura com o histórico dos outros álbuns. Esse foi o primeiro disco gravado com improvisos, mais inserções de programações de bateria eletrônica, um álbum menos canção e mais música.
“É como se a gente estivesse um pouco mais confiante no nosso próprio taco, sem medo de arriscar e disposto a mudanças nas nossas próprias linhas de raciocínio musical”, reforça Chiquinho (teclado e synths).
Entre as referências que influenciaram no processo de composição das músicas estão Radiohead, Tortoise, Justin Timberlake, Cidadão Instigado e Stereolab. Esta última não só influencia como abrilhanta o disco. Laetitia Sadier, a vocalista da banda franco-britânica, é coautora da faixa “Summer Long” ao lado da banda.
“Para todos nós a participação dela talvez seja a maior realização da banda até hoje. Sempre fomos muito fãs. Há uns três ou quatro anos conhecemos Laetitia num show que ela fez em São Paulo, saímos pra jantar e no final deixamos um disco nosso de presente. Para nossa surpresa, no ano seguinte ela nos mandou uma mensagem dizendo que tinha adorado a banda, que nosso som lhe despertava coisas boas e que adoraria poder participar em alguma música do disco novo. Mandamos uma música pronta e ela, por sua vez, mandou de volta, acrescentando letras e melodias novas. Foi uma situação inacreditável para nós. Sabe o que é ter a pessoa que mais nos influenciou como banda cantando no nosso disco?”, comemora Chiquinho.
Ouça íntegra do CD Alexandre:
Participações especiais
Além de Laetitia, Alexandre também conta com participações especiais de China, que assina em parceria com a banda as faixas “Hello” e “Pro Sol”; Céu (voz) e Pupillo (programação) na música “Diz o Leão”, que conta ainda com Yuri Queiroga, que também empunha sua guitarra em “Me Encantei Por Rosário”; Dengue (baixo) em “Dance”; o violinista Pedro Mibieli em “Cuidado” e o pianista Vitor Araújo em “Rebuliço” e “Ping Pong”.
O álbum foi masterizado no estúdio Streaky Mastering, em Londres, por Streaky Gee, gravado e mixado nos estúdios RootSans (SP), Totem (CE), Mundo Novo (PE), Estúdio Das Caverna (PE). Rodrigo Sanches, Homero Basílio e Mombojó assinam a produção de “Alexandre”.
Capa Alexandre – Por Raul Luna