A série best seller Guia Politicamente Incorreto aproveitou o mote da Copa do Mundo FIFA 2014 e lança agora seu quinto livro: Guia Politicamente Incorreto do Futebol (416 pág.), dos autores Jones Rossi e Leonardo Mendes Júnior, pela editora Leya.
Rossi, que realizou o trabalho junto com Mendes Júnior, apoiou-se numa extensa lista bibliográfica, que inclui clássicos da literatura esportiva brasileira, como O Negro no Futebol Brasileiro, de Mário Filho, e clássicos da literatura como George Orwell e seu A Revolução dos Bichos. A ideia do autor era tentar buscar histórias consagradas pelo senso comum para que, no livro, pudessem ser desmentidas e desconstruídas.
Algumas histórias “politicamente incorretas” sobre o futebol afirmadas por Rossi e Mendes Júnior:
– Charles Miller não é o pai do futebol brasileiro;
– Messi, o craque argentino, não é autista, nem um santo;
– Zagallo foi sim a grande mente da seleção brasileira de 70;
– A amada democracia corintiana era uma ditadura para poucos;
– O Brasil não entregou a final da Copa do Mundo de 1998;
– O futebol não é um bom negócio para clubes.
Série Politicamente Incorreta
Uma das coleções mais interessantes do mercado editorial brasileiro, tão escasso de novidades, ainda mais em assuntos como história do Brasil e do mundo, são os Guias Politicamente Incorretos.
Fugindo completamente do paradigma sócio construtivista das publicações nacionais, a Editora Leya já havia lançado quatro guias em série: Da filosofia, do engraçadíssimo Luiz Felipe Pondé, da História da America Latina, Da História do Brasil e Da História do Mundo, todos anteriores escritos pelo jornalista Leandro Narloch.
Guia Politicamente Incorreto do Futebol
Autores: Jones Rossi e Leonardo Mendes Júnior
Editora: Leya
Páginas: 416
Preço: R$ 39,90, em média