Em paralelo ao Joga Bola – festival que vem promovendo a música atual do Brasil, nos intervalos dos jogos da Copa do Mundo FIFA 2014 -, o badalado Rich Mix, em Shoreditch, Londres, também vai sediar o I Amazon Film Festival. A mostra de cinema acontece nos dias 10, 11 e 12 de julho, como parte das comemorações do mundial. Os ingressos individuais saem a £5 para adultos; já as sessões infantis são gratuitas.
Veja também:
- Guia de eventos culturais para celebrar a Copa do Mundo, em Londres
- Tulipa Ruiz dá largada aos shows da turnê Tudo Tanto pela Europa; saiba mais
O evento, produzido pela ONG Instituto BR, vai apresentar produções que revelam as maravilhas e as mazelas de uma das mais admiradas e desconhecidas regiões do Brasil: a Amazônica. “Um lugar que atrai a curiosidade e a imaginação de pessoas em todo o planeta e, ainda assim, é um lugar que precisa desesperadamente de mais atenção e consciência”, explicam os organizadores.
Veja o trailer do doc ‘Toxic Amazon’:
Os filmes têm como recorte a cultura, a sociedade e os dilemas da Amazônia. Durante os três dias de festival, uma série de longas-metragens, curtas, documentários, mostra de fotografias e animações serão apresentados ao público. Ainda estão previstos debates, workshop, exibições de arte e música, “introduzindo a verdadeira Amazônia para uma audiência estrangeira”. Na sexta-feira(12), haverá uma festa com DJs tocando músicas de artistas nortenses brasileiros.
“A Amazônia é um lugar que precisa desesperadamente
de mais atenção e consciência”
Made in Amazônia
O diretor Sérgio Carvalho, em entrevista publicada no site oficial do Festival, falou sobre o começo de um mercado para a produção audiovisual na região. “Nós estamos crescendo no Acre, por exemplo. Estamos tentando trabalhar como um coletivo e buscando desenvolver cada vez mais nossas habilidades para realizar um produto melhor para circular. Eu acho que ‘Awara Nane Putane” é um exemplo desse novo momento”.
Confira o trailer da animação ‘Awara Nane Putane‘:
Todos os filmes que integram a programação foram produzidos na região Norte do Brasil, com a participação de cineastas locais. Entres os destaques estão o documentário ‘Alô, Alô Amazônia’, de Gavin Andrews, a animação ‘Awara Nane Putane’, de Sérgio de Carvalho, o curta sobre a resistência dos Índios Mundurukus, de Nayana Fernandez, o filme ‘Brega S/A’, por Vlad Cunha e Gustavo Godinho, e ‘Corumbiara’, de Vicent Carelli, entre outros.
“Talvez um dos filmes mais importantes do documentário brasileiro, ‘Corumbiara’ é um filme forte e emocionante ao mesmo tempo. Vicent Carelli é um dos profissionais mais admirados dessa área e que possui um trabalho admirável na defesa das comunidades indígenas”, conta Vanessa Gabriel, diretora do Festival, sobre o filme que denuncia um massacre de indígenas na Gleba Corumbiara, no sul de Rondônia.
Veja o trailer do filme ‘Brega S/A’, que retrata de modo inusitado o movimento Tecnobrega:
CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO AMAZON FILM FESTIVAL: