• redacao@elevenculture.com
    • Novidades da música brasileira no mundo
    16/07/2014 Livia Rangel

    Nova música baiana: BaianaSystem e Márcio Victor (Psirico) protagonizam encontro inédito no Pelourinho

     
    BaianaSystem reuniu Márcio Victor (Psirico), MC Fael Primeiro e o grupo
    A.MA.SSA, no Pelourinho. (Fotos: Amigo Imaginário) 

    O grupo BaianaSystem é, atualmente, uma das maiores estrelas da nova música baiana, e a cada temporada vem buscando se reinventar, seja com a revitalização da guitarra baiana, suas máscaras tribais, o trio elétrico ‘Navio Pirata’ ou ainda um espetáculo multimídia com canções de protesto. O mesmo pode se dizer da banda de pagode baiano Psirico, que depois de renovar as batidas da chamada suingueira baiana, emplacou o hit popular ‘Lepo Lepo’, numa mistura de arrocha e sertanejo, durante o último Verão brasileiro.

    Veja também:

    Passados alguns meses após a Folia momesca, os dois fenômenos do Carnaval de Salvador se reencontraram. Mas agora não mais em trios elétricos, e sim no tradicional Largo Pedro Archanjo, no coração do Centro Histórico da capital baiana, o Pelourinho.

    A trupe do BaianaSystem convidou o líder do Psirico, o cantor, compositor e renomado percussionista Márcio Victor (que já acompanhou Caetano Veloso e Marisa Monte) para juntos celebrarem a união da percussão com a cultura dos sound systems, no novo show intitulado BatuqueBox. O encontro aconteceu no último sábado (12). E a Eleven foi conferir.


    Guitarrista Roberto Barreto com Márcio Victor (na percussão)

    O BatuqueBox marca o retorno do Baiana ao Pelourinho e tinha como proposta “colocar o ritmo em primeiro plano, promovendo um diálogo entre a percussão orgânica (batuque) e a percussão eletrônica (box)”. Ao lado de Ícaro Sá e Japa System, o pagodeiro Márcio Victor comandou a noite explorando novas possibilidades sonoras e se misturando ao som do BaianaSystem. Além dele, o MC Fael Primeiro e A.MA.SSA também participaram do evento.

    Com o Largo Pedro Archanjo lotado (capacidade para cerca de 2.000 pessoas), as músicas já conhecidas da banda fizeram o público pular, vibrar e cantar como se aquele momento fosse o último. A interação entre os músicos do Baiana com o “Psiriqueiro” fez com que Márcio Victor fosse ovacionado pelo público.

    João Meirelles assume as programações no BaianaSystem

    Diante da mistura inusitada, alguns fãs curiosos estavam esperando ouvir no palco os hits do Psirico como ‘Lepo Lepo’ ou ‘Mulher Brasileira (Toda Boa)’, mas o cantor preferiu matar saudades dos seus tempos na percussão. Márcio Victor sorriu, vibrou e comemorou a liberdade com que podia executar uma nova proposta musical, acompanhando a banda de dub, que é sempre seguida por uma legião de fãs fieis.

    A mistura deu tão certo que, no dia seguinte, no domingo (13), durante participação no programa Esquenta (Rede Globo), Márcio Victor citou os conterrâneos em cadeia nacional. No bate-papo com a apresentadora Regina Casé, que o convidou para cantar seu ‘Lepo Lepo’ – uma das músicas mais cantadas durante a Copa do Mundo no Brasil -, eles falaram sobre o sucesso da canção e relembraram que o lançamento havia acontecido no programa. A apresentadora, então, afirmou: “Você vai vir lançar tudo aqui, porque a gente ama o Psirico, ama a Bahia e ama o Márcio Victor”. Como boas parcerias rendem frutos, Márcio arrematou: “Eu quero trazer o BaianaSystem aqui. É muito bom!” .

    Veja vídeo, direto do público, com os melhores momentos da estreia do BatuqueBox no Pelourinho:

    Livia Rangel

    Filha da Bahia, radicada em Berlim. Jornalista, empreendedora, editora-fundadora da ElevenCulture.com e diretora da Agência Lira. Bacharel em Jornalismo, mestre em Comunicação Corporativa (Unifacs) e especialista em Marketing Digital (Udacity). livia@agencialira.com

    VAI SAIR EM TURNÊ INTERNACIONAL?

    Estamos sempre de olho na agenda de shows e lançamentos dos artistas brasileiros no exterior. Mande sua sugestão de pauta pelos nossos canais. Acompanhe a Eleven!