Baiano de Feira de Santana, o cantor e compositor Russo Passapusso é a voz rouca por trás de projetos consagrados na Bahia como o fenômeno BaianaSystem, o grupo Bemba Trio e o coletivo MiniStéreo Público, do qual foi um dos fundadores e, na época, sacudiu o Centro Histórico da capital, Salvador.
Leia também:
- Morando em Portugal, Mallu e Camelo lançam álbum pop e solar; ouça Banda do Mar
- Guitarrista paraense Félix Robatto lança carreira solo; veja clipe de estreia
Como se não bastassem todos esses projetos simultâneos – em meio a turnês nacionais e internacionais, participações em discos, canções e shows de amigos, como o baterista Curumin que participa em seu disco solo -, Russo ainda encontrou tempo para se dedicar a uma carreira totalmente nova, agora em voo solo. E o programa Natura Musical comprou a ideia, contemplando o cantor com edital voltado a artistas que vêm se destacando no Estado.
O resultado de todo esse esforço já vinha sendo celebrado por fãs e DJs, no Brasil e exterior, com a chegada dos singles ‘Paraquedas’ (um samba-rock em clima setentista que virou hit natural) e o sambinha ‘Flor de Plástico’.
Nesta terça-feira(26), como anunciado pelo artista, o disco solo inteirinho, Paraíso da Miragem, foi disponibilizado para audição e download free pelo site oficial e na plataforma SoundClound. O álbum também está disponível para venda em formato de vinil 12′.
Momento de descontração durante as gravações de Paraíso da Miragem
Paraíso da Miragem traz canções com letras autorais sobre a vida do compositor e conta com a produção e arranjos dos músicos Curumin, Zé Nigro e Lucas Martins e as participações especiais de BNegão, Edgard Scandurra, Anelis Assumpção e Marcelo Jeneci. No palco, Russo se apresenta ao lado dos produtores do álbum.
Ouça íntegra de Paraíso da Miragem de Russo Passapusso:
10 anos de carreira
Foi em Salvador que Russo entrou em contato com o rap, o reggae e a cultura sound system jamaicana, vertentes da música que o influenciaram no início da carreira. Integrado ao coletivo Ministéreo Público, que ocupa diversos espaços da cidade com festas e intervenções sonoras, começou a movimentar uma cena alternativa em Salvador e com isso conquistou um público grande e fiel.
Participou da criação e é frontman de um dos grupos mais relevantes para a vanguarda musical da Bahia, o BaianaSystem, que faz uma releitura contemporânea da guitarra baiana e já se apresentou em países como Japão, França, Dinamarca, Rússia, EUA e China, e em diversos estados brasileiros. Junto a Fael Primeiro e DJ Raiz integra o Bemba Trio, que mescla influências do rap e da música jamaicana com a sonoridade característica da música baiana.
Novos sons na MPB
Seguindo o fluxo de rappers como Emicida e Criolo, que misturaram samba e pop no hip hop, Russo vai assumindo cada vez mais seu lado de cantor e menos de MC, se revelando um ótimo melodista, amante da bossa brasileira.
Celebrando uma trajetória de 10 anos de carreira, Passapusso vem com tudo com seu Paraíso da Miragem. O show de estreia já tem data marcada: dia 11 de setembro, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo.