• redacao@elevenculture.com
    • Novidades da música brasileira no mundo
    17/05/2016 Livia Rangel

    Jornalistas empreendedoras aquecem o mercado com nova linguagem para rádios

    O jornalismo moderno chegou. E ele veio para ficar. Em 2016, os brasileiros amantes do rádio ganharam duas novas startups de comunicação que apontam para um novo caminho: a RBG, web rádio sediada em Londres voltada aos brasileiros que moram fora do país, e a Rádio Vozes, com foco na boa música nacional.

    Leia mais:

    Tendo a internet e novas plataformas digitais para jornalismo como aliados, as rádios on-line saem na frente, com um modelo de negócio inovador nos mercados nacional e internacional, onde os profissionais são seus próprios chefes.

    Sem “jabá” e concessão pública
    Comandado pela jornalista cultural Patricia Palumbo, a Rádio Vozes estreou nesta segunda-feira (16), no Brasil, com programação diversificada e uma equipe de apresentadores de primeira linha. No ar via web (www.radiovozes.com) e aplicativo (IOS e Android), a rádio reúne interatividade e conteúdo de qualidade através da transmissão ao vivo ou da escuta sob demanda, em streaming musical gratuito e podcasts (programas em áudio) que abordam meio ambiente, mobilidade urbana, cotidiano, gastronomia, jazz, MPB, entre outros temas.

    “A Rádio Vozes é uma rádio web com programação 24 horas por dia. A base da rádio é boa música, sendo 70% nacional, com uma seleção rica em gêneros, épocas e estilos, além de uma variedade internacional relevante, pop, jazz e música erudita em doses curtas e elegantes”, explica Patricia Palumbo, idealizadora e sócia do projeto. “A grade de programação diária vai além da música. Os programas são apresentados por artistas, músicos, especialistas de diversas áreas, jornalistas que trarão os mais variados temas para o dia a dia do ouvinte”, resume.

    Jornalismo sem fronteiras
    Sob a direção de Juneia Mallas, no dia 07 de março de 2016 foi ao ar, aos quatro cantos do mundo, a RBG – rádio dos brasileiros no mundo. A rádio web vem preencher uma lacuna, em um espaço onde já existem sites, blogs, jornais, revistas, TVs convencionais e digitais dedicados aos brasileiros que vivem mundo afora.

    A programação pode ser ouvida via streaming ao vivo ou por demanda, no App (RBG Radio) e no website (www.radiorbg.com), em diferentes dispositivos: celular, tablet, computador e até mesmo pelo player do Facebook. Com conteúdo próprio e mais de 10 horas diárias de música, a RBG roda 24 horas no ar, para todo o globo.

    “Temos programas personalizados sobre o direito de imigrantes, saúde, bem-estar, vida saudável, aulas de inglês, como ganhar dinheiro no exterior, dicas para quem quer imigrar, estudar e trabalhar fora. E ainda o melhor da música brasileira e radionovelas. Além de notícias do Brasil e do mundo, com jornais diários e correspondentes internacionais. Criamos uma programação interativa para atender às necessidades de quem está residindo fora do Brasil”, explica Juneia Mallas, diretora-fundadora e sócia da rádio RBG.

    Comercial
    Inspirados em modelos europeus e norte-americanos, ambos projetos apostam na personalização para captar anunciantes, patrocinadores e parceiros comerciais. A rádio Vozes, por exemplo, eliminou os intervalos comerciais durante a programação e aposta na promoção de eventos anuais. Já a RBG, oferece conteúdos especiais para o parceiro que pretende expandir seu business no exterior.

    Mulheres no comando
    Patricia Palumbo é jornalista especializada em rádio, música e meio ambiente, apresenta há 18 anos o programa Vozes do Brasil no ar em várias emissoras do país. Em seus dois livros de entrevistas lançados, Vozes do Brasil vol.1 e 2, a apresentadora reúne depoimentos de personalidades como Cassia Eller, Luiz Melodia, Itamar Assumpção, Rita Lee, Elba Ramalho, Pato Fu, Chico César, entre outros. No total, são 32 anos de vivência no rádio, experiência que a permitiu realizar o projeto inovador da rádio Vozes e trazer para o projeto pessoas com uma bagagem cultural incrível e relevância incontestável.

    Juneia Mallas é jornalista e produtora de televisão independente com mais de 35 anos de experiência. Mallas tem um mestrado em Artes da New School for Social Research de Nova York. Como jornalista se especializou em meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Foi uma das primeiras jornalistas a documentar a destruição da Amazônia no início da década de 80. Trabalhou como produtora de documentários e notícias para a BBC, Canal 4, CBC, PBS, RAI 2 entre outras. Em 2014 lançou o livro “Ouro, Pó e Bala – Amazônia Ilegal”. Juneia nasceu em São Paulo e reside em Londres ha mais de 30 anos.

    Livia Rangel

    Filha da Bahia, radicada em Berlim. Jornalista, empreendedora, editora-fundadora da ElevenCulture.com e diretora da Agência Lira. Bacharel em Jornalismo, mestre em Comunicação Corporativa (Unifacs) e especialista em Marketing Digital (Udacity). livia@agencialira.com

    VAI SAIR EM TURNÊ INTERNACIONAL?

    Estamos sempre de olho na agenda de shows e lançamentos dos artistas brasileiros no exterior. Mande sua sugestão de pauta pelos nossos canais. Acompanhe a Eleven!