• redacao@elevenculture.com
    • Novidades da música brasileira no mundo
    21/02/2017 Livia Rangel

    Carnaval 2017: Armandinho, Dodô e Osmar lança música em homenagem ao folião de rua; escute

    A banda Armandinho, Dodô e Osmar acaba de lançar música inédita, “Pra que Corda?”, numa homenagem ao folião pipoca – aquele que curte o Carnaval livremente, fora dos blocos e camarotes privados.

    Com melodia de Armandinho e Aroldo Macêdo e letra de Octácio, a música é um frevo elétrico com a marca registrada da banda, a guitarra baiana. A faixa celebra a pipoca, formada pelos foliões que brincam o Carnaval de graça, fazendo a maior festa do mundo junto ao Trio Elétrico mais importante e tradicional da folia baiana: Armandinho, Dodô e Osmar.

    Quem segue o Fobicão pelas ruas da folia baiana participa de um espetáculo único, vibrante e democrático. Como dizem os Irmãos Macêdo – Betinho, Armandinho, Aroldo e André – “cordas, só nos instrumentos.”

    Leia mais:


    Viva o Carnaval de rua

    Quem vem acompanhando o Carnaval de Salvador nos últimos anos já percebeu que a época dos blocos privados, os chamados “trios com corda”, vêm ano após ano virando coisa do passado.

    O apelo do público pra “baixar as cordas” ganha força com a popularidade de novas estrelas da música baiana, como os fenômenos BaianaSystem e Igor Kannário. Em paralelo, surge uma nova dinâmica de mercado, onde o patrocinador passa a apostar no artista e na exposição que ganha no trio e não mais no bloco fechado. A quem diga que seria o resultado de uma crise na indústria da Axé Music.

    Artistas consagrados como Daniela Mercury, Cláudia Leitte, Saulo e Bell Marques já aderiram à nova “moda” de cantar para os fãs sem o cordão de isolamento que separa quem comprou o abadá (camisa estilizada do bloco) do “povão”. 

    Quem ganha com esse novo momento é o próprio Carnaval de Salvador – festa criada pelo e para o folião “pipoca”, a verdadeira expressão do Carnaval tradicional de rua, um legado deixado pelos patronos da folia e criadores do trio elétrico e da guitarra baiana: Dodô e Osmar.

    “Pra Que Corda?” (Armandinho Macêdo / Aroldo Macêdo / Octácio)

    PIPOCA

    Pra que corda?
    Pra que corda?
    Se a pipoca tá com a corda toda

    Pra que corda?
    Pra que corda?
    Abaixe a corda que a pipoca vai passar.

    Sou folião da paz
    Eu quero é mais
    Carnaval é alegria
    Tô na folia
    Da união e do amor
    Em Salvador
    Vou até o fim da linha
    Se Deus quiser
    Tô na pipoca pro que der e vier.

    Pra que corda?
    Pra que corda?
    Se a pipoca tá com a corda toda

    Pra que corda?
    Pra que corda?
    Abaixe a corda que a pipoca vai passar.

    A pipoca taí?
    Eu quero ver
    Essa pipoca tá botando pra ferver

    A pipoca taí?
    Eu vou mostrar
    Só quero corda na guitarra pra tocar.

    Pra que corda?
    Pra que corda?
    Se a pipoca tá com a corda toda

    Pra que corda?
    Pra que corda?
    Abaixe a corda que a pipoca vai passar.

    Livia Rangel

    Filha da Bahia, radicada em Berlim. Jornalista, empreendedora, editora-fundadora da ElevenCulture.com e diretora da Agência Lira. Bacharel em Jornalismo, mestre em Comunicação Corporativa (Unifacs) e especialista em Marketing Digital (Udacity). livia@agencialira.com

    VAI SAIR EM TURNÊ INTERNACIONAL?

    Estamos sempre de olho na agenda de shows e lançamentos dos artistas brasileiros no exterior. Mande sua sugestão de pauta pelos nossos canais. Acompanhe a Eleven!