Cantora e compositora brasileira, radicada há 15 anos na Itália, Nilza Costa se prepara para lançar novo álbum: Le notti di San Patrizio. O disco autoral de afrojazz, tem oito faixas originais, com letras em português e yorùbá, e é inspirado na música brasileira e em ritmos africanos.
Morando na Itália desde 2006, Nilza Costa é uma cantora e compositora brasileira nascida em Salvador, Bahia. Em 2021, a artista lança seu terceiro álbum, Le notti di San Patrizio, apresentando inicialmente duas faixas como singles: “Awà” e “Resistance”. Em seu terceiro álbum, a voz profunda, aveludada e intensa de Nilza vai te guiar por oito faixas originais. “Awà” já está disponível aqui: https://linktr.ee/nilzacosta. O segundo single, “Resistance”, será lançado em 15 de agosto de 2021. Já o álbum Le notti di San Patrizio chega nas plataformas digitais em 1º de setembro de 2021
Leia mais:
- Novo! Adriana Calcanhotto lança a canção “Veneno Bom”; assista ao lyric vídeo
- Emicida leva Leão em Cannes com videoclipe de “Silêncio”; assista
MÚSICA E CULTURA AFROBRASILEIRA NA EUROPA
Costa é uma genuína porta-voz da revolução de seu povo, que também, graças à sua música e espiritualidade, encontrou seu caminho de emancipação. Em seu canto, formas tradicionais da cultura musical brasileira, como o Candomblé, a Capoeira, o Samba, o Maculelê e as Cantigas de Roda, se transfiguram filtradas de forma marcante e original. A sua trajetória pessoal e artística, vem sendo apresentada e enriquecida por inúmeras apresentações ao vivo com sua banda e colaborações de renome nos palcos europeus.
“AWÀ” E A LÍNGUA YORUBÁ
Uma das coisas mais interessantes sobre a musicalidade de Nilza é que ela compõe muitas canções em sua língua ancestral, yorùbá. Primeiro single de Le notti di San Patrizio a canção “Awà”, é cantada na bela língua africana, “Awà” e significa Nós!
A inédita e experimental faixa, no ritmo afrojazz, composta por Costa, tem arranjos de Roberto “Red” Rossi (baterista e produtor musical). Nessa música de protesto, a artista baiana, com dupla cidadania (ítalo-brasileira) critica o egoísmo, o racismo, a desigualdade social e a corrupção da humanidade.
“Awà” está disponível em todas as plataformas digitais de streaming de música. A faixa saiu pelo selo Brutture Moderne (Itália), com distribuição digital pela Xangô Music (Holanda) e campanhas de marketing digital pela Agência Lira (Brasil).
SOBRE LE NOTTI DI SAN PATRIZIO
“’Awà’ foi arranjada pelo meu querido amigo e parceiro musical Red Rossi – que é praticamente responsável pela produção musical de todo o álbum. Eu mandava para o Rossi minhas demos, gravadas em casa, e ele fazia todo o resto para tirar o melhor das músicas. A maioria das músicas deste álbum foi composta por mim durante minhas infinitas noites de insônia – é por isso que o álbum é chamado de
“Le notti di San Patrizio”. Nilza Costa
“As noites de San Patrizio (Le notti di San Patrizio) são uma viagem entre a América do Sul e a Europa, com o desembarque nesta pequena aldeia na região do baixo Romagna, na Itália. A noite, o silêncio, o céu estrelado, os orixás, tudo faz parte da bagagem que Nilza Costa exibe nesta obra, que alicerça o seu background numa mistura de culturas inerentes e expressas na música e nos músicos que a acompanham. ” por Massimo Zaniboni (jazzista italiano)
DISCOGRAFIA
Seu álbum de estreia, Revolution, Rivoluzione, Revolução, lançado na Europa em 2014, é uma fascinante viagem pelo melhor da World Music e mistura Afro jazz com Samba e Blues. Roots é seu segundo e magnífico álbum, lançado em outubro de 2016. As dez canções de Roots narram sua vida com melancolia, religiosidade e poesia. Le notti di San Patrizio, com previsão de lançamento para dia 01 de setembro de 2021, é o terceiro trabalho de Nilza. A obra representa a maturidade artística da cantora e compositora, e lança luz sobre um futuro promissor, para além das fronteiras europeias.
nilza costa
Muito agradecida em meu nome e de todos os musicos que participaram, principalmente a Red Rossi pela paciencia e amor pela musica brasileira e universal.