O longa pernambucano “O som ao redor” é o candidato brasileiro ao Oscar de melhor filme estrangeiro. O filme de Kléber Mendonça Filho foi escolhido por uma comissão e será pré-indicado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. Os cinco finalistas ao prêmio serão anunciados, pela academia, no dia 16 de janeiro.
Em dezembro do ano passado, “O som ao redor” figurou na lista dos dez melhores filmes do ano de 2012 do jornal TheNew York Times, elaborada pelo crítico A. O. Scott. Na publicação, o longa ficou com a nona colocação.
O longa já conquistou prêmios nos festivais do Rio (Melhor Filme e Roteiro), Gramado (Melhor Som, Filme da Crítica, Filme do Público e Diretor), Roterdã (Prêmio da crítica FIPRESCI), Polônia (FIPRESCI), Copenhague (Melhor Filme CPH Pix), e Sérvia (Melhor Filme), além de melhor filme latino-americano pelo júri da terceira edição do Prêmio Cinema Tropical, entregue na sede do diário The New York Times, Melhor Filme na 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (Prêmio Itamaraty) e no 8° Panorama Coisa de Cinema de Salvador, na Bahia.
O filme de 2012 é o primeiro longa metragem de Kleber Mendonça Filho, diretor de “Recife Frio”, “Eletrodoméstica”, “Noite de Sexta Manhã de Sábado”, “A Menina do Algodão” (co-dirigido por Daniel Bandeira) e “Vinil Verde”