A Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, em parceria com o British Council, oferece três vagas em residências artísticas em diferentes instituições do Reino Unido. As residências têm duração de duas semanas e os candidatos precisam ter nível intermediário de inglês para acompanhar as atividades.
Os interessados devem se inscrever para as vagas por meio do British Council e simultaneamente no edital Conexão Cultura Brasil Intercâmbios para obtenção de ajuda de custo para a cobertura de gastos da viagem. As inscrições para viagens em janeiro, fevereiro e março devem ser feitas até o dia 7 de novembro.
Os candidatos devem fazer parte de um hub criativo (espaço de trabalho compartilhado) no Brasil, pois o objetivo das residências é a criação de intercâmbio e cooperação de longo prazo entre as organizações.
Veja abaixo mais detalhes:
CCA em Glasgow
O CCA atua como um hub criativo em Glasgow, na Escócia, oferecendo exposições, sessões de cinema, shows, performances e outras oportunidades de participação em atividades artísticas. O CCA opera a partir de modelos de gestão inovadores e colaborativos que envolvem 16 organizações que atuam e estão sediadas no centro da cidade.
Makerversity, em Londres
O hub criativo Makerversity, em Londres, na Inglaterra, agrupa cerca de 150 indivíduos e organizações em torno da cultura faça você mesmo (cultura maker), com foco especial em práticas de inovação nas áreas de manufatura digital, arte interativa, ciência material, customização de massa e arquitetura.
Chapter, em Cardiff
Já o hub criativo Chapter, em Cardiff, no País de Gales, é voltado à programação artística como foco em filme, cinema, plataformas digitais e artes visuais.
Outras 14 instituições internacionais oferecem mais de 80 vagas de formação em cultura e arte dentro do Programa. Informações sobre as oportunidades estão
aqui.