9 anos depois de protagonizarem uma noite histórica no Barbican, Os Mutantes atacam novamente com uma turnê pela Europa. Mas dessa vez, sem a presença de Zélia Duncan e Arnaldo Batista, que retomaram suas carreiras solo.
A apresentação dos brasileiros acontece na quarta-feira, dia 18, às 23h30, no concorrido Village Underground, em Shoreditch – casa que esgotou os ingressos esse ano para outra atração do Brasil: o rapper Criolo. Os ingressos já estão à venda (clique aqui) por £19,50. Abertura com o duo Elius Inferno & The Magic Octagram, lançando novo trabalho, e discotecagem do DJ D.Vyzor (SP/UK).
Leia mais:
Em 2006, Londres recebeu uma noite histórica no palco do Barbican Theatre. Era a noite de gravação do CD e DVD ao vivo d’Os Mutantes – o primeiro registro após sua dissolução em 1978, estreando a primeira apresentação do grupo numa mini-turnê pela Inglaterra e EUA. Na ocasião, a cantora e compositora Zélia assumia os vocais, que um dia foram da rainha do BRock Rita Lee, ao lado dos membros fundadores: o guitarrista Sérgio Dias e o compositor (e lenda) Arnaldo, no teclado.
Após a longa pausa dos tropicalistas, Arnaldo lançou discos cultuados, de pouca vendagem, e enfrentou sérios problemas de saúde, esmiuçados no ótimo documentário “Loki”, de Paulo Henrique Fontenelle. Sérgio Dias, por sua vez, se retirou em Nova York tocando com músicos de jazz e rock internacionais, sem muita atenção da mídia brasileira. Rita Lee, como todos sabem, montou a banda de hard rock brasileira Tutti Frutti e depois entrou para o universo pop, ao lado do marido Roberto de Carvalho.
A banda é considerada um dos principais grupos do rock brasileiro. Assim como grande parte dos grupos dos anos de 1960, Os Mutantes foram fortemente influenciados por The Beatles e o grupo de rock progressivo Yes, adotando inúmeros elementos musicais da banda britânica. No entanto, os músicos brasileiros eram também mergulhados em sua cultura local, exercendo sua própria criatividade na utilização de feedback, distorção e truques de estúdio de todos os tipos, assim como era feito pelo quarteto de Liverpool e pelo grupo The Beach Boys.
Nesse sentido, os Mutantes foram pioneiros na mescla do rock and roll com elementos musicais e temáticos brasileiros. Outra característica do grupo era a irreverência. Pois como Os Mutantes, passou a existir uma espécie de mistura da música estrangeira com a brasileira e a adição de novas ideias, com doses de experimentalismo, abrindo, assim, o caminho para o hibridismo musical.
Atualmente, Os Mutantes são formados por: Sérgio Dias, único membro original, na voz e guitarra; Ani Cordero, na bateria; Amy Crawford, nos teclados e vocais; Esmeria Bulgari, nos vocais; Vinicius Junqueira, no baixo; e Vitor Trida, guitarra, flauta e violão .
Discografia
- 1968 –Os Mutantes
- 1969 – Mutantes
- 1970 – A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado
- 1971 – Jardim Elétrico
- 1972 – Mutantes e Seus Cometas no País do Baurets
- 1974 – Tudo Foi Feito pelo Sol
- 1992 – O A e o Z (gravado em 1973)
- 2000 – Tecnicolor (gravado em 1970)
- 2009 – Haih or Amortecedor
- 2013 – Fool Metal Jack
Duo Elius Inferno & The Magic Octagram abrem o show no Village Underground:
SERVIÇO:
Os Mutantes em Londres
Abertura: Elius Inferno & The Magic Octagram
Discotecagem: DJ D.vyzor
Onde: Village Underground, Shoreditch, Londres (54 Holywell Lane, EC 2A 3PQ)
Quando: 18 de novembro, às 23:00
Quanto: £ 17,50 (+ booking fees)
Facebook: https://www.facebook.com/events/1625982047674248/
Ingressos: http://www.seetickets.com/event/os-mutantes/village-underground/899010