• redacao@elevenculture.com
    • Novidades da música brasileira no mundo
    19/11/2013 Livia Rangel

    BBC tem vaga aberta para jornalistas brasileiros; inscrições até 20 de novembro

    A rede pública de rádio e TV do Reino Unido aposta no Brasil e agora terá sede no Rio de Janeiro

    A famosa BBC – British Broadcasting Corporation, emissora pública de rádio e televisão do Reino Unido, está com vagas abertas para atuação na capital britânica. Se você é jornalista, com ótimo nível de inglês e tem experiência em cobertura de Política e Economia, fique atento, pois, há uma oportunidade em produção jornalística destinada a brasileiros.

    O candidato selecionado trabalhará em Londres, em conjunto com a equipe da empresa no Brasil. Suas tarefas serão escrever, traduzir, editar e adaptar material para os programas de televisão; escrever matérias originais; trabalhar como repórter em campo; fazer entrevistas; entre outras atividades.

    Entre os requisitos da vaga estão ter o português como primeira língua, ótimos conhecimentos em inglês, experiência recente com jornalismo, experiência em cobertura política-econômica do Brasil. Há também uma vaga para produtor da BBC. As inscrições vão até 20 de novembro.

    De olho no Brasil
    Como se vê, o Brasil vai ganhar destaque na grade de programação da BBC de Londres. A meta da empresa britânica é aumentar o número de produções locais, abrir um escritório no Rio de Janeiro e, claro, vender conteúdo internacional para os brasileiros. O presidente do setor de mercados globais da BBC Worldwide, braço comercial da rede inglesa, Paul Dempsey, que já esteve na Cidade Maravilhosa para tratar da novidade, revelou que uma das novas atrações em produção na emissora é a série Wild Brazil, que falará sobre os diferentes biomas e ecossistemas do país.

    Durante o BBC Show Case da América Latina, no Rio de Janeiro, Dempsey, revelou que apesar da intenção de investir no Brasil ainda não sabe como a empresa vai se adaptar à lei da TV paga. “Sou bem novo no mercado brasileiro, é minha primeira vez aqui. Com ou sem regulamentações, é sensato haver produções locais. A melhor proposta é ter um desafio global, ter os mesmos programas, como dramas e [a série] ‘Doctor Who’, que funcionam em todos os lugares e, ao mesmo tempo, ter coisas locais no mesmo canal ou serviço. No Brasil, estamos produzindo, mas é bom para o mundo todo. Podemos fazer programas aqui com o mesmo estilo e qualidade, mas com pessoas locais que entendem o que o mercado brasileiro quer”, disse.
    Dempsey afirmou ainda que, apesar da pouca proximidade que a BBC Worldwide tem com os brasileiros, está “levando isso muito a sério”. “Temos que saber o que querem, o que temos, e, então, saber como distribuir isso”, afirma.
    “Não quero competir com a Globo ou com a TV aberta. Há 200 canais no mercado, queremos criar o nosso nicho. O público quer entretenimento e conhece o perfil da BBC”, disse.

     

    Livia Rangel

    Filha da Bahia, radicada em Berlim. Jornalista, empreendedora, editora-fundadora da ElevenCulture.com e diretora da Agência Lira. Bacharel em Jornalismo, mestre em Comunicação Corporativa (Unifacs) e especialista em Marketing Digital (Udacity). livia@agencialira.com

    VAI SAIR EM TURNÊ INTERNACIONAL?

    Estamos sempre de olho na agenda de shows e lançamentos dos artistas brasileiros no exterior. Mande sua sugestão de pauta pelos nossos canais. Acompanhe a Eleven!