O grupo porto-riquenho Calle 13 é o responsável pelo lançamento de uma das mais bonitas canções, que versam sobre a América Latina, na atualidade. Ao lado das cantoras latinas Totó La Momposina (Colômbia), Susana Baca (Peru) e a Maria Rita (Brasil), o grupo vem emocionando fãs e ganhando novos admiradores com sua poesia social, representada em imagens no videoclipe de “Latinoamérica”. A produção do vídeo é Alejandro Noriega. A direção é de Jorge Carmona e Milovan Radovic.
Veja também:
Pop latino
Calle 13 é um trio de música urbana, rap alternativo e pop latino de Porto Rico. É composto por René Pérez, Eduardo Cabra e Ileana Cabra Joglar. O grupo já venceu 19 Prêmios Grammy Latino, dois Prêmios Grammy e seus vídeoclipes são um sucesso na internet com milhões de visualizações.
O primeiro álbum do trio veio em 2005, autointitulado. O mais recente, Multi Viral, saiu em 1 de março de 2014. Embora tenha iniciado sua carreira como um grupo de reggaetón, o trio se distanciou do gênero com o passar dos anos, adotando instrumentação não convencional e abordando vários estilos musicais. As letras da banda são geralmente satíricas e politizadas, abordando assuntos socioculturais da América Latina. Residente e Visitante são apoiadores do movimento pela independência de Porto Rico, uma postura que gerou certa controvérsia.
Confira o clipe de “Latinoamérica”!
Porto Rico (Boriken)
Com 3,5 milhões de habitantes, Porto Rico é gerida por um governador e uma assembleia eleitos pela população local, mas o governo norte-americano tem soberania sobre o território. Borinken era o nome indígena da ilha caribenha antes da colonização espanhola e seu posterior domínio pelos Estados Unidos, em vigor desde 1898 com a derrota da Espanha na Guerra Hispano-Americana.