Na tarde do último domingo (03), a equipe da Eleven foi conferir mais uma edição da festa “Caipi In”, que é dedicada à música e gastronomia brasileiras, e um aquecimento para um festival de cultura brasileira que deve acontecer no ano que vem, aqui em Londres (depois falaremos sobre isso).
E para matar saudades, nada melhor do que uma suculenta moqueca de camarão, assinada pelo badalado chef Marcelo Campos, que ainda surpreendeu os convidados com um menu composto por mini acarajés com molho vermelho apimentado acompanhado de quiabo cozido (mais parecido com um bolinho de bacalhau na verdade), cocada baiana branca (o melhor quitute da noite) e o tradicional pé de moleque. No cardápio de bebidas, eram servidas caipirinhas (não só de limão) e a boa e velha cerveja Brahma.
- Leia também: Conheça o baiano/pernambucano Silvino Ferreira que vem promovendo artistas brasileiros na Europa
No aconchegante restaurante Bedford & Strand, no bairro de Convent Garden, quem assumia a trilha sonora ao vivo era a Banda Lunática, um afinado quarteto de MPB formado por: Nega Jaci (vocal), Alynne Norhan (vocal), Bruno “Cotonete” (percussões) e Carlinhos Franco (violão).
No repertório, que botou brasileiros e gringos para sambarem, surgiam canções de ícones como Caetano Veloso e João Gilberto, como “Beleza Pura” e “Saudade da Bahia”, e ainda hinos como “É D ´Oxum” de Gerônimo – que ganhou uma performance surpresa do dançarino e coreógrafo Everaldo Pereira interpretando a entidade Oxum em suas vestes douradas sagradas (veja vídeo abaixo).
E o encerramento da festa londrina com toques de brasilidade ficou por conta do produtor musical Matt Mann e da produtora cultural baiana Carla Rebouças (que em breve vai estrear um projeto especial para Eleven Culture, direto da Índia). Das pickups da dupla saiu muito samba, samba-rock, forró e baião com canções que iam de Luiz Gonzaga a Jorge Ben Jor.
A “Caipi In” é organizada pelos promoters Margô Marques e Gustavo Camilo. Uma das presenças no evento foi a do publicitário e editor do Canal Londres, Silvino Ferreira, que já bateu um papo com a Eleven sobre o seu trabalho (relembre a entrevista com Silvino).