Arte de Crânio em loja de Brick Lane, em Londres
De passagem por um dos maiores cartões postais “cult” da capital britânica, na rua Brick Lane, em East London, a equipe da Eleven Culture encontrou um colorido especial na parede de uma loja de artigos vintage: um índio azul, estampando uma faixa vermelha nos olhos, vestindo uma camisa da seleção brasileira. Não podia ser a arte de outra pessoa, senão do grafiteiro paulista auto-intitulado Crânio, que tem neste personagem sua marca registrada.
O artista de rua, conterrâneo dos famosos grafiteiros OsGêmeos, já mostrou seu trabalho em cidades como Los Angeles e São Paulo. Fã declarado de Salvador Dali, o artista vem aprimorando seu trabalho e técnica, inovando no contexto, mas sem perder o estilo próprio, sempre com uma boa dose de humor.
Crítica com humor
Fabio “Crânio” Oliveira nasceu em 1982. O artista cresceu na zona norte de São Paulo e considera que o meio foi sua maior influência. Foi no ano de 1998 que Fabio começou a cobrir o cinza dos muros e, além de sprays, ele leva em sua mochila muita criatividade e bom humor.
Índio azul de Cranio encheu de colorido muros de Londres
Os índios nasceram após a tentativa de encontrar um personagem com a cara do Brasil, e ele não poderia ter escolhido melhor! Com um toque azul e uma linha marcante, a figura brasileira está sempre em situações engraçadas que roubam olhares e ainda instigam o observador a pensar sobre questões contemporâneas como consumismo, identidade e meio ambiente.
Crânio em ação na capital paulista (Foto: Arte Urbana SP)
Um dos comentários que define pontualmente este artista é de um colecionador britânico: “Cranio desenvolveu um estilo único e significante, além de um grupo de personagens que não são apenas vibrantes, mas também prazerosos de ser ver. Além disso, as imagens criadas por ele sempre passam uma mensagem e um conceito importante, que costumamos esquecer em nossas vidas e cotidianos. Esse conjunto de qualidades faz com que sua arte seja excelente de se apreciar e ótima para pensar e filosofar”.
Para saber mais sobre o artista, acesse: www.cranioartes.com