A cantora, compositora e professora de história Dona Onete (PA), carinhosamente apelidada de “rainha do carimbó chamegado”, vai representar a musicalidade vinda da região Norte do Brasil, no festival de world music WOMAD, ao lado do rapper paulista Criolo, um dos maiores do Rap e do pop nacional.
Dona Onete se apresenta duas vezes, no domingo, às 18h, no palco Taste the World, e, às 15h, no Open Air Stage; Criolo sobe ao palco do Open Air Stage, às 15h, de sábado. O evento britânico vai reunir bandas e artistas de diversas partes do globo de 24 a 26 de julho, no Charlton Park, em Malmesbury, Chiltishire (Reino Unido).
Leia também:
- Caetano & Gil comemoram 50 anos de carreira juntos e anunciam show em Londres
- Exclusivo! Cantora brasileira lança primeiro álbum aos 40 anos e excursiona pela Europa
Os brasileiros integram um line up estrelado com outras referências da música mundial como ESKA (Zimbabwe), Molotov Jukebox (UK), De La Soul (USA), Tinariwen (Mali), Bellowed (UK), Aurelio (Honduras), Acholi Machon (South Sudan), entre tantos outros. O evento promete apresentar um verdadeiro mix, com uma mostra do que de melhor vem sendo produzindo pelo mundo afora, misturando carimbó, rap, rock, folk, soul, pop e muito mais.
ENCANTADORA DE BOTOS
Cantora e compositora desconhecida dos brasileiros aos longo das últimas sete décadas, Dona Onete lançou seu primeiro disco aos 73 anos. Feitiço Cabloco é o trabalho de uma vida inteira de composição e pesquisa, uma rica obra que apresenta os diversos estilos musicais da sua terra natal, o nordeste do estado do Pará. Embora moderno e vivaz em abordagem, o foco do álbum é claramente apresentar esse caldeirão musical que é este canto longínquo do Brasil, com influências africanas, indígenas e europeias, bem como sua assinatura, os ritmos caribenhos.
Desde o lançamento de Feitiço Caboclo, com músicos da nova safra da música paraense, Onete não parou mais de viajar, tendo seu trabalho sido elogiado e reconhecido pela imprensa do Brasil e do exterior como a BBC mundo (assista ao especial da BBC com Dona Onete). Com apoio do edital Natura Musical, a artista já anunciou que vai entrar em estúdio para gravar novo álbum em 2015.
RAP-SOUL-SAMBA-AFROBEAT
Após lotar o Village Underground em Londres, Criolo apresenta pela segunda vez sua nova turnê, “Convoque seu Buda”, no Reino Unido. No repertório do show, faixas do álbum lançado em novembro de 2014 se misturam com raps do primeiro disco do MC, “Ainda há tempo”, e canções do elogiado “Nó na Orelha”.
No álbum “Convoque seu Buda”, Criolo, o compositor do hit “Não Existe Amor em SP”, apresenta novas possibilidades ao caminho trilhado pelo rap, mas a raiz do disco se mantém na periferia, com versos e críticas sociais contundentes. Sobre uma linha de guitarra melancólica, o orgulho das raízes nordestinas se soma aos ensinamentos de ícones do rap nacional como Edi Rock e Sabotage, dando tom em faixas como “Esquiva da Esgrima”.