Ainda no fluxo dos documentários apresentados na programação do Brazilian Film Festival of London, mais uma homenagem ao poetinha entra em cena, Vinicius’ de Miguel Faria Jr., com a bela cine-biografia de Vinícius de Moraes que não podia faltar a seleção. Inclusive, para revelar ao público estrangeiro, e não familiarizado com nossa cultura, a saga do famoso e boêmio diplomata que fez sucesso e revolucionou a cultura musical do Brasil com sua destreza e domínio da língua portuguesa.
Mas a grande estrela da noite era mesmo outro filme, que ao final do evento viria a ganhar a competição principal do Festival. A sala está lotada, com certeza a maior audiência do Festival, e é sabido que a razão dessa demanda é o forte nome do fotografo Sebastião Salgado e seu apelo e fama, muito maior fora do seu próprio pais.
E que história fascinante. Não me atrevo a dividir muito por que sugiro fortemente que quem possa assista ao documentário ‘Revelando Sebastião Salgado’, de Betse de Paula, que inclusive já esta disponível em DVD e já passa no Canal Brasil, um dos financiadores do projeto.
Lembrando que Betse de Paula é filha do cineasta Zelito Viana, irmã do ator Marcos Palmeira, sobrinha de Chico Anysio. O grande mérito da cineasta foi em dominar a história de vida de Sebastião Salgado e conhecê-lo intimamente – suas famílias são amigas a 20 anos – para que em apenas três dias de entrevista ela conseguisse a narração de sua jornada de vida e de suas viagens fotográficas.
Impressionante a beleza do discurso oral de Salgado. Uma voz que nos entretém e seduz ao contar situações absurdas, épicas e cômicas. Um homem que é conectado e atento a sua missão profissional, social e familiar. Por horas controlador e no recorte de Betse Paula a todo momento genial.
Da trajetória pelas maiores agências fotográficas do mundo e suas fotografias emblemáticas como a sobre Regan e ou sobre a Serra Pelada. A razão por detrás de seus livros. Sua relação com seu núcleo familiar, também de artistas e seus projetos sociais. Enfim, para não soar descritivo, mas para atrair sua atenção, sugiro que assistam ao documentário eleito o melhor filme do Festival de Cinema Brasileiro de Londres.
Veja o trailer: