O prefeito de Londres, Boris Johnson, usuário das ciclovias da cidade, começou oficialmente, nesse mês de março, os trabalhos de expansão das pistas de ciclismo e a construção da chamada “Superciclovia 5” (Cycle Superhighway 5) que irá beneficiar usuários de Norte a Sul e de Leste a Oeste, na capital britânica. A empresa de transportes de Londres espera triplicar o número de ciclistas em consequência das novas rotas que devem ser entregues em 2016.
As obras acontecem a todo vapor em St George’s Circus em Southwark, no lado Sul. Todos os detalhes do projeto, bem como os mapas de planejamento e estudos de impactos podem ser encontrados no website oficial “Transport For London”.
A rota que vai cruzar a cidade de Norte a Sul vai operar por mais de 3 milhas (equivalente a 4,8 KM), saindo de King’s Cross até Elephant and Castle. Já a rota que cruza os lados leste-oeste, devido ao grande fluxo de carros e ônibus, terá uma pista de segurança reforçada, separando os ciclistas do tráfego ao longo de 18 milhas (28,8 KM), de Barking para Acton.
Confira no vídeo abaixo a simulação da rota Leste-Oeste:
Redução de acidentes
Ashok Sinha, presidente-executivo da Campanha Ciclismo Londres, disse que o projeto é “absolutamente” uma boa coisa. Ele disse: “A separação dos ciclistas do tráfego vai reduzir substancialmente acidentes graves e fatalidades com veículos pesados. Boris [prefeito de Londres] está mantendo bem sua promessa”.
Mas, os opositores disseram que o mecanismo tem espaço viário demais e levam a um aumento do congestionamento. As associações London First, London Travelwatch, City of London, Canary Wharf e The London Taxi Drivers’ Association também expressaram suas preocupações com o projeto, apesar de não se oporem ao princípio da “auto-estradas da superciclovia”.
A City of London alerta em relação ao fechamento de laterais de avenidas o que poderia gerar mais congestionamento. Outro ponto é a preocupação com os pedestres que, de acordo com eles, estariam expostos a mais riscos. “Nossa principal preocupação, como sempre, é para a segurança de todos os usuários”.
Vitória dos ciclistas
As rotas são esperadas para serem abertas aos usuários no próximo ano. Sr. Johnson, disse: “Este é um grande momento para o ciclismo e para Londres, o culminar de anos de campanha por ciclistas e meses de planejamento.
“Ganhar mais adeptos ao uso das bicicletas vai reduzir a pressão sobre as redes rodoviárias, ferroviárias e rodoviárias, reduzir a poluição e melhorar a vida de todos, quer sejam ou não ciclistas.”