Quem está no Brasil e pretendia viajar para o Reino Unido esse ano, certamente, anda frustrado com a alta da moeda britânica ou com expectativas de gastos reduzidos na viagem. Essa semana a libra esterlina chegou a mais de R$6,00, seguindo a tendência de valorização do dólar sobre o real (que já passa dos R$4,00).
Por outro lado, para os brasileiros que vivem na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, países que compõem o Reino Unido, e usam a libra (pound) como moeda corrente, é um ótimo momento para enviar dinheiro para o Brasil e aproveitar as vantagens do câmbio.
Como opção alternativa aos bancos, que costumam cobrar taxas altas de juros sobre o câmbio, você pode usar plataformas online como o TransferWise, que fazem transferência de libras para reais, usando contas bancárias, de modo rápido e sem burocracia (a primeira remessa é livre de taxas).
Outra opção são as lojas da Western Union, que você pode encontrar espalhadas por todo país, e oferecem a opção de envio de libras em cash, além de cartão de crédito e débito. Necessária apresentação de documento com foto (passaporte) para não europeus e ID para quem tem dupla nacionalidade.