Quem acompanha a atual cena musical brasileira pela internet deve ter visto hoje, pelas redes sociais, diversos artistas comemorando a seleção de seus projetos nos editais do renomado Natura Musical – o programa de patrocínio da marca de cosméticos que também promove versões regionais do seu Edital anual.
Elba Ramalho, Nação Zumbi, Fernanda Takai, Gerônimo e Orquestra Afro Sinfônica, 5 a Seco e Felipe Cordeiro são alguns nomes contemplados e que terão aporte financeiro para divulgar sua arte pelo Brasil afora no ano que vem (veja lista completa abaixo).
Novo fôlego para a cultura nacional
Em 2014, a marca de cosméticos vai patrocinar vinte e três novos projetos culturais. Em 2013 foram abertas inscrições para projetos nacionais e nos estados da Bahia, Pará e Minas Gerais. Os formatos aprovados são variados e contemplam CDs, DVDs, livros, turnês e até recuperação de acervo, e traz nomes de várias partes do país – desde artistas consagrados, passando por revelações do universo musical nacional e projetos que resgatam o legado cultural.
O programa, que além de promover os editais também realizou festivais e uma web rádio, completou oito anos em 2013 ultrapassando a marca de 200 projetos patrocinados. Ao todo, de acordo com a empresa, são mais de mil produtos culturais viabilizados com o patrocínio Natura Musical. Os projetos escolhidos, entre os 3493 inscritos esse ano, passaram por uma avaliação baseada nos critérios estabelecidos pelos editais e todas foram submetidas à análise final do Natura Musical.
Confira a lista completa de projetos selecionados em cada edital:
EDITAL NACIONAL
Elba Ramalho – Acompanhada pelo grupo instrumental SaGrama, pelo sanfoneiro Marcelo Caldi e pelo quarteto de cordas Encore a cantora fará uma homenagem a Luiz Gonzaga e outros compositores da música brasileira numa turnê por sete cidades, que será registrada para um DVD.
5 a Seco – A banda, que é uma das revelações da cena musical paulistana, gravará seu segundo CD e realizará shows de lançamento em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
Nação Zumbi – A banda volta ao estúdio após sete anos sem gravar um trabalho autoral. Além de um aguardado disco de inéditas a banda pernambucana fará shows de lançamento em três cidades brasileiras.
Karla da Silva – A gravação do primeiro DVD da cantora, revelada no ano passado após participar do programa The Voice, terá um repertório que une o samba ao jazz e nomes consagrados e novos compositores. Também acontecerão shows de lançamento em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba.
Zé Manoel – O músico, que mistura formação erudita com influência popular, gravará seu 2° disco. Sua música é inspirada pela beleza do interior do Brasil e mescla influências da bossa nova e do maracatu. Os shows de lançamento em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife também têm o patrocínio Natura Musical.
Lira Paulistana – Lançamento do livro sobre a história do Lira Paulistana, teatro que foi um marco na construção da cena independente em São Paulo, por ser o palco referência para o lançamento de novos artistas e o berço da Vanguarda Paulista.
Passado de Glória – Gravação de disco de Monarco, em homenagem aos seus 80 anos, e shows de lançamento com a participação da Velha Guarda da Portela em três cidades.
EDITAL BAHIA
Gerônimo e Orquestra – Gravação de um DVD de Gerônimo com a Orquestra Afro Sinfônica, sob a regência do maestro Bira Marques. O cantor e compositor, que é uma referência da música baiana, levará o show para três cidades.
Manuela Rodrigues – A cantora e compositora gravará seu 3° disco e realizará shows de lançamento por três cidades. Sua música traz influências do canto lírico, jazz e sons da Bahia.
Dois em Um – O duo formado pelo músico Luisão Pereira e pela cantora e violoncelista Fernanda Monteiro, vai produzir um DVD, uma websérie de dez episódios e shows no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador. O som do Dois em Um une sonoridades como a da bossa nova e de ritmos do post rock.
Rumpilezzinho – O projeto consiste na sistematização da pesquisa do compositor e pesquisador Letieres Leite, aplicada à formação de jovens músicos e aprofundamento de público interessado em música. A pesquisa será transformada em livro e em atividades educativas (curso e workshops) em Salvador e no interior da Bahia
Acervo Batatinha – Resgate, restauro e digitalização dos fonogramas desse que é um dos mais respeitados compositores de samba. A pesquisa prevê a digitalização do acervo sobre sua obra e também conteúdos sobre sua vida e trajetória, além da publicação de um songbook e realização de shows em sua homenagem.
EDITAL MINAS GERAIS
Fernanda Takai – Gravação do novo CD solo da cantora. Também acontecerão shows de lançamento em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Fernanda Takai possui mais de 20 anos de carreira e sua produção já passou por diversos estilos, como rock, MPB e bossa nova.
Érika Machado – A cantora mineira gravará seu 3° disco. O trabalho, que será voltado para o público infantil, terá shows de lançamento em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Dibigode – Gravação do 2° disco da banda de rock instrumental com forte apelo contemporâneo.Representante da nova cena mineira o grupo fará shows de lançamento acontecerão em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Uberlândia, Juiz de Fora e Ipatinga.
Vinil é Arte Remixes – O coletivo formado por seis DJs pesquisadores musicais atuantes no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais fará a remixagem e prensagem de LPs com faixas da música brasileira. Eventos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Juiz de Fora marcarão o lançamento do projeto.
EDITAL PARÁ
Felipe Cordeiro – O cantor e compositor continuará a parceria com o Natura Musical, que patrocinou a gravação de seu álbum mais recente. Ela levará o show do disco “Se Apaixone Pela Loucura do Seu Amor” para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Belém.
Juliana Sinimbú – Depois de gravar “Una”, com o patrocínio Natura Musical, a cantora fará shows do seu segundo álbum no Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba.
Strobo 2.0 – O duo, que mistura sonoridades modernas, ritmos paraenses, música instrumental e eletrônica, fará a gravação do seu 3° disco e circulará com um show interativo por Belém, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Lágrimas da Minha Ilha – Gravação de um disco inédito de Adamor do Bandolim, artista do Pará que representa um pouco da música da Ilha do Marajó, que tem o choro como matéria prima para as suas inúmeras composições. O projeto também prevê show de lançamento em Belém.
Pregões Melodia das Ruas – O Grupo Quaderna vai registrar em CD canções que representam a tradição dos Pregões, músicas de vendedores de rua do Pará. Um show do projeto também será realizado em Belém.
Mestre Solano – O artista fará shows de seu último disco “O Som da Amazônia”, lançado em 2013 com patrocínio do Natura Musical. As apresentações acontecerão em Fortaleza, Abaetetuba e São Paulo.
Mestres Navegantes Edição Pará –O trabalho de “Mestres Navegantes Edição Pará é um desdobramento do projeto Mestres Navegantes, do produtor Betão Aguiar, que já passou pelo Vale do Paraíba, em São Paulo e o Cariri, no Ceará. Serão produzidas duas coletâneas, em pesquisa desenvolvida por Betão Aguiar, Junior Soares e Edgard Monteiro