Há dez dias, duas barragens da mineradora Samarco, controlada pela Vale (50%) e pela anglo-australiana BHP Billiton (50%), se romperam causando uma enxurrada de lama que já percorreu 700 km, deixando para trás um rastro de morte e desolação na região de Mariana, em Minas Gerais. O número de mortes confirmadas pelo Corpo de Bombeiros é de sete. Outras 15 pessoas estão desaparecidas e centenas desabrigadas.
Leia mais:
A corporação resgatou um corpo na manhã deste domingo (15), na região de Ponte Quebrada, em Águas Claras, distrito de Mariana, na região central de Minas Gerais. O corpo, que ainda não foi identificado, foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) da cidade. Outros três corpos, encontrados na segunda, terça e sexta-feira da última semana, aguardam identificação no necrotério de Mariana. (veja lista de desaparecidos abaixo).
Vale sem o rio Doce
O rio Doce, que um dia fez parte do nome da mineradora Vale, foi dado oficialmente como morto, devido a alta quantidade de substâncias tóxicas na lama que dizimou e afugentou a maior parte da fauna do rio. A cidade de Bento Rodrigues, a mais atingida no desastre ambiental, que vivia do plantio e dependia economicamente da mineradora, pode se desintegrar após a tragédiaem Mariana.
“Pode ser até que a floresta se recupere, mas vai demorar mais que o tempo de uma vida. Nenhum de nós viverá para ver a vegetação voltar a ser como era.”, afirmou ao R7, Carlos Alfredo Joly, do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Quem vai pagar a conta?
Nesta semana, a presidenta Dilma Rousseff, criticada pela demora em ir até às áreas afetadas, anunciou a primeira multa para a Samarco, determinada pelo Ibama, no valor de 250 milhões de reais, menos de 10% do lucro líquido da empresa em 2014. É provável que outras multas, vindas de prefeituras e dos Estados afetados, sejam determinadas nas próximas semanas. A presidenta citou nominalmente as controladoras Vale e a australiana BHP como responsáveis pela tragédia.
Lista de desaparecidos atualizada:
1 – Samuel Viana Albino (Geocontrole BR Sondagens SA)
2 – Ailton Martins dos Santos (Integral Engenharia SA)
3 – Claudemir Elias dos Santos (Integral Engenharia SA)
4 – Edinaldo Oliveira de Assis (Integral Engenharia SA)
5 – Daniel Altamiro de Carvalho (Integral Engenharia SA)
6 – Vando Maurílio dos Santos (Integral Engenharia SA)
7 – Pedro Paulino Lopes Manserv (Montagem e Manutenção SA)
8 – Mateus Marcio Fernandes (Manserv Montagem e Manutenção SA)
9 – Edmirson José Pessoa (Samarco)
Moradores de Bento Rodrigues e região:
10 – Maria Elisa Lucas, 60 anos
11 – Mariana da Silva Santos, 21 anos
12 – Ana Clara dos Santos Sousa, 04 anos
13 – Bruno dos Santos Souza, 29 anos
14 – Antônio Prisco de Souza, 65 anos
15 – Maria das Graças Celestino Silva, 65 anos