China por Leco de Souza
No apagar das luzes de 2014, um dos mais criativos músicos da cena contemporânea pernambucana, o cantor e apresentador de TV China (ex-Sheik Tosado), radicado em São Paulo, acaba de soltar para audição na internet seu mais novo trabalho, Telemática. A venda online já está disponível, assim como o download free, aqui.
O quarto álbum da carreira solo – que começou com o EP Um só (2004) e seguiu com os álbuns Simulacro (2007) e Moto contínuo (2011) – aposta numa sonoridade pop/indie com letras de poemas do artista. “Em geral, primeiro escrevo a letra em forma de poema, depois vem a música. E como sou péssimo instrumentista, já com a memória um pouco avariada, vou compondo e gravando tudo no computador”, explica China.
Na pré-produção desse disco, ele gravou todos os instrumentos e com ajuda de amigos músicos foi lapidando os arranjos. “Nas músicas de Telemática sempre tem algum instrumento tocado por mim. Gravei a maior parte desse disco na minha casa, e o que tenho é um quartinho minúsculo, com um equipamento de som modesto, mas que quebra um galho danado”, brinca.
Participações e parcerias
Entre os amigos que participam do disco estão o guitarrista André Édipo, as cantoras Cyz, Luzia Lucena, Sofia Freire e Karine Carvalho, o ex-Sheik Tosado Bruno Ximarú, Rodrigo Lemos e Diego Plaça (A Banda Mais Bonita da Cidade), o percussionista Lucas dos Prazeres, o baterista Homero Basílio (Orquestra Sinfônica de Pernambuco), o baixista PJ (Jota Quest), o guitarrista Yuri Queiroga, Vitor Araújo, Vinícius Sarmento, Públius e Deco Trombone, entre outros.
Uma curiosidade fica com a faixa “Realinhar” que foi lançada primeiro no mais recente disco do Jota Quest, Funky Funky Boom Boom, e é uma parceria de China com os mineiros.
“Meu quarto álbum solo foi feito com recursos próprios e muito esforço. Ser artista independente no Brasil só tem graça se for assim, com suor, perseverança e paciência para aproveitar tudo no tempo certo”, resume.
Ouça íntegra de Telemática, o quarto disco solo de China: