Considerado o principal criador do gênero musical conhecido como “Guitarrada”, o Mestre Vieira está completando 80 anos de vida em plena atividade. O ritmo originário do Pará é uma fusão de merengue, cumbia, lambada e carimbó e tem como uma das suas principais características o uso da guitarra elétrica como solista.
Leia também:
O trabalho mais recente do mestre é um DVD, “Mestre Vieira – 50 Anos de Guitarrada”, gravado ao vivo no Theatro da Paz, durante duas noites de shows. A direção musical do trabalho é do produtor musical e guitarrista Félix Robatto, com direção geral da jornalista e produtora cultural Luciana Medeiros. Ano que vem Mestre Vieira promete lançar um novo disco.
Ícone da cena musical Paraense, ele nasceu na cidade de Barcarena, que no mês passado sediou um show comemorativo da trajetória musical do seu filho mais ilustre.
O disco Lambada das Quebradas Vol.1, de 1978, é considerado o grande marco do estilo, e foi através deste LP que a múisca do Mestre Vieira ganhou o Brasil. Parabéns, Mestre!