Com a ampliação do programa de fomento à produção e difusão de conteúdos audiovisuais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, três linhas de ações serão desenvolvidas: DOCTV CPLP II – para documentários, FICTV CPLP I – para obras de ficção, e Nossa Língua I, voltada ao intercâmbio e teledifusão de documentários.
Uma grande rede colaborativa de produção e circulação de conteúdos audiovisuais será ativada, envolvendo instâncias governamentais, órgãos públicos de comunicação, empresas produtoras e criadores. O aporte financeiro para a execução do Programa é de cerca de três milhões de euros – dois milhões do Brasil e um milhão de Portugal. Os recursos da verba brasileira são do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
A unidade técnica encontra-se no Brasil e é responsável pelo gerenciamento executivo das três linhas e da coordenação da Rede CPLP. Durante o evento o coordenador da unidade técnica da CPLP, Henrique Andrade, apresentou a metodologia do projeto.
As inscrições dos editais DOCTV II e FICTV I, do Programa CPLP Audiovisual no Brasil, estão abertas até o dia 31/10/2015. Para acesso aos regulamentos e mais informações, consulte o site www.cplp.org – Programa CPLP Audiovisual ou entre em contato pelo e-mailcplpaudiovisual@ebc.com.br.