A 55a Edição do Prêmio Jabuti, a mais importante premiação editorial do país, divulgou os vencedores. O prêmio encerrou suas inscrições da edição 2013 com 2.107 participações, em 27 categorias.
Foram aceitas obras inéditas, editadas no Brasil, entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2012, inscritas no ISBN e que apresentavam ficha catalográfica. O Prêmio Jabuti é organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Uma nova categoria integra a lista do regulamento deste ano: Melhor Tradução de Obra de Ficção Alemão-Português, em função da homenagem do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt. Os laureados em todas as categorias que compuseram o prêmio receberam o troféu Jabuti e o valor de R$ 3,5 mil.
Os vencedores do Livro do Ano – Ficção e Livro do Ano – não Ficção foram contemplados, individualmente, com o prêmio de R$ 35 mil, além da estatueta dourada. O júri formado por especialistas de cada categoria – indicado pelo Conselho Curador do Prêmio, cujos membros são José Luiz Goldfarb, Antonio Carlos Sartini, Frederico Barbosa, Luis Carlos Menezes e Márcia Ligia Guidin – escolheu os vencedores.