Após duras críticas da família Caymmi (leia entrevista com Alice Caymmi), devido a uma suposta ausência de iniciativas na Bahia em comemoração ao centenário de Dorival Caymmi, eis que a prefeitura de Salvador e o governo do Estado da Bahia soltaram no final desta semana suas programações comemorativas.
Veja também:
- Família capitaneia homenagens ao centenário de Dorival Caymmi
- “A burrice e a lerdeza ganharam essa batalha”. Neta de Caymmi critica ausência da Bahia nos 100 anos do avô
Por meio do secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, e da cantora Daniela Mercury, a prefeitura de Salvador anunciou, em coletiva de imprensa no Palácio Thomé de Souza, um grande evento que vai homenagear os 100 anos de Caymmi. O show “Daniela canta Caymmi” acontecerá no dia 30 de abril, quando o compositor baiano completaria 100 anos se estivesse vivo, e será realizado no Farol da Barra, com participações especiais de Danilo Caymmi e Virgínia Rodrigues.
Já a Secretaria de Cultura do Estado enviou, ontem, uma programação extensa de atividades arte-educativas em torno da vida e obra do poeta. O público baiano terá shows no Pelourinho e nos espaços culturais da Secult/BA com diversos artistas locais, haverá cortejos e muito samba no bairro de Itapuã (onde morou o homenageado), além de exposições, exibição de documentário e palestras em programação que se estende até o fim do ano, na capital e no interior do estado. A Orkestra Rumpilezz fará um concerto especial em setembro. Para ver a programação completa, clique aqui!
Para o secretário de Cultura Albino Rubim “é importante festejar o centenário de Caymmi, que assim como Jorge Amado, Carybé, Pierre Verger, dentre outros criadores, foi um dos construtores simbólicos da Bahia, como a vivenciamos desde meados do século XX. Ele visita tradições e cria inovações musicais e poéticas. Para além da Bahia, Caymmi é inventor do Nordeste praieiro, com seus imaginários e belezas”.
O centenário do artista foi o tema da decoração carnavalesca Bahia Negra: Caymmi e Ilê e da programação musical do Carnaval do Pelô 2014.