• redacao@elevenculture.com
    • Novidades da música brasileira no mundo
    26/12/2014 Livia Rangel

    Top 10 – Melhores Álbuns Nacionais de 2014

    Seguindo o especial de fim de ano da Eleven, aqui vai nosso Top 10 com os Melhores Álbuns Nacionais de 2014, de acordo com o que passou pelo nosso radar durante o ano.

    Veja também:

    Nessa seleção de trabalhos autorais inéditos, vindos de diversas partes do Brasil, aparecem algumas revelações de 2014, como os festejados Alice Caymmi e Russo Passapusso, e bandas veteranas como Titãs e Pato Fu. Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais mostram a força da sua boa produção musical, com uma safra de ‘cantautores’ que vêm dando um novo fôlego à MPB. 

    > Top 10 – Melhores Álbuns Nacionais de 2014

    1 – Juçara Marçal – Encarnado

    Estranho, cru, cheio de barulhinhos, baixo orçamento, denso, letras inspiradas na morte, um álbum-ode à canção. Por todos esses quesitos, ‘Encarnado’, álbum solo da cantora carioca Juçara Marçal, poderia ser um fracasso. Porém, com a experiência de veterana da música brasileira, Juçara interpreta com maestria composições de parceiros como Kiko Dinucci, Rodrigo Campos, Rômulo Fróes e Tom Zé, e deixa para seu legado uma obra prima. 

    2 – Russo Passapusso – Paraíso da Miragem
    ‘Paraíso da Miragem’ ocupa o segundo posto da nossa lista mas chega com sabor de primeiro lugar. Uma das maiores surpresas para o mercado fonográfico nacional, em 2014, o cantor e compositor Russo Passapusso (BembaTrio e BaianaSystem) revelou sua face musical mais doce e madura, lançando pelo Natura Musical um dos discos mais celebrados do ano.   

    3 – Anelis Assumpção – Amigos Imaginários
    Em ‘Amigos Imaginários’, a cantora e compositora Anelis Assumpção, herdeira de Itamar Assumpção, consolida-se como uma das musas da Nova MPB, agradando a críticos e conquistando novos fãs. O disco autobiográfico faz um passeio à brasileira pelo soul, funk, reggae, bolero, dub, ijexá, entre outros.

    4 – Alice Caymmi – Rainha dos Raios
    Quem acompanhou Alice Caymmi, nos últimos anos, já vinha percebendo a mudança literalmente radical da nova estrela do clã Caymmi. Com personalidade forte, a moça vem incorporando uma estética “pop trash/new wave”, investindo em figurinos e maquiagem a la Nina Hagen, em suas aparições públicas. Mas foi em ‘Rainha dos Raios’ que a jovem cantora – que herdou o poderoso timbre de voz da tia Nana – surpreendeu, deixando de lado o irregular disco de estreia. Destaque para versões de clássicos como ‘Homem’, de Caetano Veloso.  

    5 – Lucas Santtana – Sobre Noites e Dias
    Nome brasileiro conhecido do mercado europeu, o cantor e compositor Lucas Santtana mostra sua face mais pop com o disco Sobre Noites e Dias, que foi financiado com ajuda dos fãs pela internet. Conectado com as angústias da contemporaneidade, Santtana reafirma seu posto de bom compositor. Destaque para a sofisticada ‘Human Time’ e os hits ‘Partículas de Amor’ e ‘Funk dos Bromânticos’.    

    6 – Banda do Mar – Banda do Mar
    Um dos casais mais admirados do universo pop/indie brasileiro, Marcelo Camelo e Malu Magalhães se reuniram com o baterista português Fred Ferreira, lançando o grupo luso-brasileiro Banda do Mar. O disco homônimo traz a versão mais solar da dupla, com canções autorais inéditas. Um presente para a legião de fãs dos dois artistas.    

    7 – Titãs – Nheengatu
    Em seu 14º disco, a banda de rock Titãs finalmente volta à boa forma, agradando em cheio os fãs mais antigos, que andavam saudosos das letras de protesto e uma pegada mais pesada – como se via nos “anos dourados” da banda com os álbuns ‘Cabeça Dinossauro’ e ‘Titanomaquia’. 

    8 – Pato fu – Não pare pra pensar
    Outro comemorado retorno à boa forma veio com o novo disco de inéditas do Pato Fu. ‘Não Pare Pra Pensar’ deixa de lado as infantis músicas de brinquedo e marca território como um dos trabalhos mais bem produzidos do ano. Com uma banda de músicos experientes, o grupo pop mineiro acerta a dose, misturando eletrônica com pop / rock. As faixas ora são cantadas por Fernanda Takai, ora por Jonh Ulhoa que assina a produção.    

    9 – Criolo – Convoque Seu Buda
    ‘Convoque Seu Buda’ não é exatamente a obra-prima de Criolo, mas ainda assim figura entre os bons lançamentos do ano. Dialogando com a MPB, o MC e compositor segue no posto de uma das maiores personalidades do rap nacional. No YouTube, o álbum já atingiu quase 1 milhão de views e está disponível para download free no site do artista.

    10 – China – Telemática
    Chegando aos 47 do segundo tempo de 2014, ‘Telemática’, do cantor e apresentador de TV China agrada logo na primeira audição e mostra que um bom disco não precisa necessariamente ser uma produção cara. Destaque para o single ‘Arquitetura de Vertigem’ que ganhou clipe/documentário sobre o movimento #OcupeEstelita.

    Livia Rangel

    Filha da Bahia, radicada em Berlim. Jornalista, empreendedora, editora-fundadora da ElevenCulture.com e diretora da Agência Lira. Bacharel em Jornalismo, mestre em Comunicação Corporativa (Unifacs) e especialista em Marketing Digital (Udacity). livia@agencialira.com

    VAI SAIR EM TURNÊ INTERNACIONAL?

    Estamos sempre de olho na agenda de shows e lançamentos dos artistas brasileiros no exterior. Mande sua sugestão de pauta pelos nossos canais. Acompanhe a Eleven!